Recital de Natal 2025

20-12-2025
Maestro Elbio Fróes - Filarmônica Terra Mater
Maestro Elbio Fróes - Filarmônica Terra Mater

Filarmônica Terra Mater apresenta o Recital Pedagógico em 2025 para os pais, sócios, patrocinadores, apoiadores e a comunidade em geral.


Recital 2025 

Talento e Brilhantismo no Palco: As Primeiras Notas da Noite

Rena Cruz - Cerimonialista
Rena Cruz - Cerimonialista
Doações recebidas
Doações recebidas

A noite de 20 de dezembro de 2025 foi conduzida com maestria pela nossa grande amiga e prestigiada Senhora Renata Cruz. Com sua condução brilhante e carismática, ela apresentou cada momento do recital, conectando o público à história de cada canção e de cada aluno. às 19h30 o público foi chegando e como tradição em nossos concertos gratuitos, pedimos doações vonluntárias de alimentos não perecíveis para doações para quem mais precisa e assim garantir um pouco de alimento para quem mais precisa. Arrecadamos mais de 50kg, que serão distribuídos pela Igreja Presbiteriana Central que ja vem realizando essas ações periodicamente, através de sua equipe, sob a direção da administração da Igreja.

À Abertura das Oficinas

Turma de Violão, Teclado e Bateria
Turma de Violão, Teclado e Bateria

O início das apresentações ficou sob a responsabilidade das turmas de Violão, Teclado e Bateria. Acompanhados de perto pelos professores Ronaldo Bonfim e Paulinho Rodrigues, os alunos mostraram versatilidade ao passar por diferentes gêneros musicais, além de contar com participação do violinista Sidinei George, demonstrando o entrosamento com a turminha dos professores, que interpretaram os seguintes temas:

  • "Stand By Me": O clássico de Ben E. King trouxe um clima de união e técnica inicial.
  • "O Sol" (Jota Quest): Uma escolha vibrante que trouxe a energia do pop nacional para o auditório.
  • "Autoridade e Poder" (Marcos Goes): Um momento de profunda espiritualidade e respeito ao ambiente da Igreja Presbiteriana Central, encerrando o bloco com grande impacto.

A segurança com que os alunos executaram esses três temas tão distintos foi o testemunho real do trabalho desenvolvido pelos professores Ronaldo e Paulinho ao longo do ano.

O encanto das Cordas: Uma Camerata de Emoções

Turma de violinos e madeiras - Camerata
Turma de violinos e madeiras - Camerata

O segundo bloco do recital elevou a atmosfera do evento com a apresentação da Turma de Violino, sob a orientação do talentoso professor e violinista Sidinei George. Formando uma refinada camerata, os alunos e alunas demonstraram sensibilidade e técnica em um repertório instrumental belíssimo, que contou com arranjos exclusivos de Diego Nogueira, que é músico e arranjista. A Camerata de Violinos transportou o público através de clássicos do cinema e da música pop mundial:

  • "Over The Rainbow": O clássico de Harold Arlen e E.Y. Harburg trouxe uma aura de sonho e esperança.
  • "Perfect" (Ed Sheeran): Uma interpretação romântica e moderna que encantou todas as gerações presentes.
  • "Can You Feel The Love Tonight" (Elton John e Tim Rice): O tema icônico de "O Rei Leão" encerrou a participação do grupo com uma harmonia envolvente e emocionante.

União e Intercâmbio Cultural em pleno recital

Este momento foi marcado por uma colaboração especial que reforça os laços entre instituições musicais. A Camerata recebeu no corpo musical o Maestro Máriston Alves (pianista) e a Violinista Kauana, ambos do Projeto Ecoar, Bruno Carvalho, saxofonista sopronista da Filarmônica 2 de Janeiro de Jacobina-Bahia, somando seus talentos aos nossos alunos.

A regência desse momento sublime ficou a cargo do fundador da Filarmônica Terra Mater, o trompetista Ronald Magnavita Filho, que conduziu o conjunto com a paixão de quem vê o crescimento de um sonho transformado em música.

O ápice do recital foi marcado pela entrada da mais nova força musical da cidade, que estreou no ano de 2023: A Banda Filarmônica Terra Mater. Sob a batuta do seu Maestro Titular, o trombonista Elbio Fróes, a banda preencheu a Sede da Igreja Presbiteriana Central com um som eclético e majestoso, com uma performance única, encantando os presentes.

A Estreia dos Novos Talentos

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a apresentação dos novos alunos dos naipes de Clarinete, Trompete, Sax Tenor, Trombone e Percussão. Eles executaram o dobrado pedagógico "Os Iniciantes", composição do Maestro e Diretor Musical Ronald Magnavita Filho, sob a regência do Maestro e educador musical e talentosíssimo Elbio Fróes, nome muito conhecido em nossa região pelo excelente trabalho de anos dedicado a música e há 3 anos como Maestro Titular da Filarmônica Terra Mater. O público rompeu em aplausos, celebrando o nascimento de novos músicos que honram o futuro da nossa cultura.

Repertório de Gala e Convidados Especiais

Com inspiração e graciosidade, o Maestro Elbio Fróes conduziu veteranos e estreantes através de uma jornada sonora e de muita tradição:

  • O vigoroso dobrado "Janjão", do mestre Joaquim Naegle.

A emocionante "Hallelujah" (Leonard Cohen) e o clássico soul "My Girl" (The Temptations), ambos com arranjos exclusivos do próprio Maestro Elbio que foram interpretados sob a batuta do habilidoso Maestro.

A união de forças foi o grande destaque, contando com músicos convidados que elevaram o nível técnico da noite:

  • Máriston Alves (Flauta/Regência) e Iago (Trompete), da Orquestra Jovem Ecoar.
  • Bruno de Carvalho, saxofonista da tradicional Filarmônica 2 de Janeiro (Jacobina-BA).
  • Maestro Hugo Daniel (Trombone),  atual Maestro da Sociedade Filarmônica 2 de Julho, a pioneira de Porto Seguro.

Um Encerramento de Raízes

Para fechar com chave de ouro, o Maestro Elbio Fróes, de posse com a palavra, fez os devidos comentários sobre a nossa escola de base, apresentou-se ao público e em seguida convidou o Diretor Musical e Maestro Ronald Magnavita Filho para assumir a regência do encerramento. Ao som do emblemático dobrado "Saudades de Minha Terra" (João Evaristo), a Filarmônica Terra Mater, com um solo de Sax Tenor executado pelo aluno Theo Moura, prata da casa, selou sua missão de preservar a tradição enquanto inova e educa.

O Impacto da Terra Mater

À Associação Banda Filarmônica Terra Mater agradece a todos que estiveram presentes e aos parceiros que acreditam no poder da arte. O sucesso deste recital prova que investir em cultura é investir no futuro da nossa comunidade. Obrigado!

Fonte: Filarmônica Terra Mater


Este projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura - Governo Federal.